quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

TAXA DE EVOLUÇÃO DE OBRA.

Muitas pessoas que compram um imóvel na planta assustam quando recebem um boleto bancário referente a esta taxa. Isto porque nem sempre os corretores de imóveis, ou os responsáveis pela venda, informam aos clientes a existência desta taxa.
A taxa de evolução de obra deverá ser paga desde aprovação de seu financiamento até  o término da obra. Ou seja, se você comprar um apartamento logo no lançamento, e a previsão de entrega do mesmo for de três anos, durante esses três anos você deverá pagar esta taxa. A cobrança da mesma só termina quando terminar a obra, se ela atrasar você continuará pagando até que a obra termine.
Essa taxa começa com um valor baixo e vai evoluindo, podendo chegar até 70% do valor das parcelas de seu financiamento. Quando uma pessoa compra um imóvel na planta, seu financiamento é aprovado logo após a assinatura do contrato, mas a pessoa só começa pagar seu financiamento quando recebe as chaves do imóvel, assim enquanto isto não acontece, ele tem que pagar essa taxa. Simplificando, essa taxa são juros cobrados do período entre a aprovação do financiamento  até o inicio de seu pagamento.
É bom lembrar que esta taxa não tem nada a ver com parcelamentos feitos com a construtora na aquisição do imóvel. Desta forma o comprador irá pagar dois boletos: um para o empreendedor ( referente a parciais da compra) e outro boleto referente a evolução de obra ( para o banco que financiou seu imóvel).
Comprou imóvel na planta? Então reze para a obra não atrasar, senão você terá que pagar um “pouquinho” a mais pelo seu imóvel.

6 comentários:

  1. A sensação de pagar a taxa de evolução de obra é de estar sendo lesado pelo banco... Estou realizando um sonho mas não estou feliz!

    ResponderExcluir
  2. A evoluçao jah começa a ser paga no ato da assinatura do contrato ou 30 dias após a assinatura do contrato?

    ResponderExcluir
  3. Mesmo recebendo as chaves do meu ap. ainda a CEF está me enviado os boletos.
    Fui informada que a combrança só termina após o emissão do habite-se do empreendimento.

    ResponderExcluir
  4. Prezados,

    e quando o contrato foi assinado e a chave entregue. Ainda assim é legal efetuar essa cobrança? No contrato com a CEF eu deveria receber a primeira parcela do meu financiamento, quando na verdade recebi a primeira parcela da Taxa de evolução de obras. Ja estou morando no imovel, se eu nao pagar a taxa, o que acontece?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  5. esses valores seriam amortizados do saldo devedor? Caso a resposta for negativa, existe previsão legal para esse tipo de cobrança?

    ResponderExcluir
  6. Isto ai é uma pilantragem das firma sque interesse então de entregar as obras na data certa, quanto mais demorar é melhor para elas....comprei um apartamento taubate mrv fizeram até 8% em um mes de obras, hohe falta 3% para concluir as obras e não termina devido a está taxa ai de evolução de obra...

    ResponderExcluir