quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

TAXA DE EVOLUÇÃO DE OBRA.

Muitas pessoas que compram um imóvel na planta assustam quando recebem um boleto bancário referente a esta taxa. Isto porque nem sempre os corretores de imóveis, ou os responsáveis pela venda, informam aos clientes a existência desta taxa.
A taxa de evolução de obra deverá ser paga desde aprovação de seu financiamento até  o término da obra. Ou seja, se você comprar um apartamento logo no lançamento, e a previsão de entrega do mesmo for de três anos, durante esses três anos você deverá pagar esta taxa. A cobrança da mesma só termina quando terminar a obra, se ela atrasar você continuará pagando até que a obra termine.
Essa taxa começa com um valor baixo e vai evoluindo, podendo chegar até 70% do valor das parcelas de seu financiamento. Quando uma pessoa compra um imóvel na planta, seu financiamento é aprovado logo após a assinatura do contrato, mas a pessoa só começa pagar seu financiamento quando recebe as chaves do imóvel, assim enquanto isto não acontece, ele tem que pagar essa taxa. Simplificando, essa taxa são juros cobrados do período entre a aprovação do financiamento  até o inicio de seu pagamento.
É bom lembrar que esta taxa não tem nada a ver com parcelamentos feitos com a construtora na aquisição do imóvel. Desta forma o comprador irá pagar dois boletos: um para o empreendedor ( referente a parciais da compra) e outro boleto referente a evolução de obra ( para o banco que financiou seu imóvel).
Comprou imóvel na planta? Então reze para a obra não atrasar, senão você terá que pagar um “pouquinho” a mais pelo seu imóvel.